
RN terá refinaria de petróleo
O Rio Grande do Norte começa o mês de março com uma novidade digna de ser comemorada - ficou decidido que o estado terá, em breve, uma refinaria de petróleo. A decisão foi tomada durante reunião na sede da Petrobrás no Rio de Janeiro, pelo presidente da empresa, Sérgio Gabrielli, e repassada à governadora Wilma de Faria, nessa última sexta-feira (29).
"São notícias muito importantes para o estado. Desde que assumi o governo, lutei para que a Petrobrás anunciasse investimentos como esses no RN", declarou Wilma.
O Pólo de Guamaré, que será transformado em refinaria, terá sua estrutura ampliada juntamente com a quantidade de volume de produtos, tornando-se a 12ª refinaria da Petrobrás.
Ainda não se tem uma data definida para o início do seu funcionamento, mas tudo indica que em maio será anunciado o dia em que ela começará a operar.
Dizem que a decisão tomada por Gabrielli levou em consideração os aspectos técnicos que estavam sendo feitos há algum tempo.
Bom reflexo do trabalho!
Um comentário:
Há algum tempo, a Petrobrás vem incrementando sua linha de produção na mini-refinaria de Guamaré. Contra argumentos técnicos de viabilidade nunca se sobreporão as "questiúnculas" políticas, nem o lobby dos gigantes Ceará e Pernambuco. A refinaria está nascendo, pouco a pouco (sem muito alarde). Isso é muito positivo!
O que o RN precisa é aproveitar, de forma inteligente, a sua grande capacidade de produzir petróleo e derivados; procurando direcionar os recursos dos royalties para a formação de capital permanente, capital humano, inteligência, investindo em educação, de forma estratégica.
Devemos explorar o nosso potencial de produção. Mas, um dia, o petróleo vai minguar. Por isso, devemos, também, aproveitar a enorme contribuição econômica que nos dá, agora, para alicerçar o futuro.
Postar um comentário