segunda-feira, 31 de março de 2008

Religião

Famílias libanesas de Natal prestigiam missa celebrada em rito maronita

A presença do arcebispo da Igreja Maronita no Brasil Dom Edgard Madi, que chegou à Natal nessa sexta-feira (28), deixará marcas na história dos libaneses e descendentes que vivem na cidade. Tudo porque a missa que ocorreu nesse sábado (29), na Igreja Nossa Senhora do Líbano, foi celebrada pelo arcebispo libanês no rito maronita, em que as palavras da consagração são lidas em aramaico - língua falada por Jesus.

Famílias de descendentes libaneses estavam presentes para prestigiar a Santa Missa concelebrada pelos padres José Mário, Robério Camilo e pelo arcebispo D. Edgard. “Esta é a primeira de muitas missas que celebrarei em Natal. Gostei muito da cidade”, declarou durante a celebração o arcebispo que pretende fundar uma paróquia para a comunidade libanesa local.

Dom Edgard, além de ter cumprido com seus compromissos religiosos, aproveitou os dias na capital potiguar para conhecer as belezas da cidade - com direito a passeios pelas praias do litoral sul e norte, e para provar o melhor da cozinha regional.

Mais informações sobre o arcebispo d. Edgard Madi e a Igreja Maronita do Brasil no site
www.igrejamaronita.org.br

.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Células-tronco

Prazo regimental dado ao ministro do STF está perto do fim
Carlos Alberto Menezes tem até o início de abril para analisar o processo e devolvê-lo à votação

Está terminando o prazo regimental de 30 dias dado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Alberto Menezes Direito para a análise do processo que proibirá ou não o uso de células-tronco embrionárias para pesquisa.

Durante julgamento do dia 5 em que Menezes Direito pediu vistas do processo, o relator da ação, o ministro Carlos Ayres Britto deu seu voto favorável, indagando que a vida humana ocorre entre o nascimento com vida e a morte e, dessa forma, um ser humano só ganha vida e personalidade jurídica e civil após o parto.

A presidente do STF, Ellen Gracie, também adiantou o seu voto afirmando que não classifica como pessoa o pré-embrião não acolhido no útero, portanto não constata vício de inconstitucionalidade na Lei da Biossegurança - lei que autoriza a produção e comercialização de organismos geneticamente modificados e o uso de células-tronco congeladas há mais de três anos e com autorização dos genitores em pesquisas científicas.

O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, afirmou que o julgamento, que deverá voltar a ser analisado no início de abril, será apertado e não acredita que haverá um novo pedido de vista a respeito da liberação das pesquisas com células-tronco.

Agora só resta aguardar mais alguns dias depois de tantos anos - já que a ação foi proposta em 2005 pelo então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, que defende que o embrião pode ser considerado vida humana - para ver se haverá ou não a exclusão do artigo 5º da lei.

Vamos ver no que vai dar dessa vez...

terça-feira, 18 de março de 2008

Viagens

Semana Santa
Aumenta em torno de 25% as vendas de pacotes turísticos para o exterior

O dólar em baixa tem motivado os potiguares a viajarem ao exterior nesta Semana Santa, fato que resultou em um aumento em torno de 25% das vendas de pacotes turísticos com destinos internacionais. Segundo dados da agência de turismo Arituba, os Estados Unidos, devido à desvalorização da sua moeda, está no topo da lista dos mais procurados.

Abdon Gosson, dirigente da empresa, frisa que a procura pelos vizinhos sul-americanos também foi significativa para este período. “Viajar para a América do Sul está muito em conta. Ir para a Argentina é hoje o destino mais viável para os natalenses, por isso pacotes para Buenos Aires foram bastante procurados para se passar a Semana Santa”, explica.

Quem ainda quiser aproveitar os quatro dias para fugir da rotina e fazer uma viagem de lazer e descanso, tem tempo, mas pode pagar mais caro, já que os pacotes com melhores preços, hotéis e horários de vôos são os primeiros a serem vendidos pelas agências de turismo nessas datas.

quinta-feira, 13 de março de 2008

"Mulheres e Literatura"

Hoje
Mulher é tema de debate em evento do Banco do Brasil

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Faculdade Câmara Cascudo promove hoje, em parceria com a Gerência Regional de Pessoas do Banco do Brasil, um debate sobre “Mulheres e Literatura”, começando às 17h no auditório da Faculdade.

Participarão como debatedoras da mesa as professoras Cristina Ramalho, da Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN), Conceição das Flores, da Universidade Potiguar (UnP) e Diva Tavares, da Faculdade Câmara Cascudo (FCC). Para a Prof. Diva, "o debate é um convite para a discussão e a reflexão sobre a posição, a importância e o papel da mulher na literatura", declara.

O evento, aberto às pessoas interessadas no tema, se encerra às 19h com Coffe Break oferecido pelo Banco do Brasil. A entrada é franca.

Mais informações pelo 4008-7777.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Ampliação

Imirá inicia a ampliação da Arena de Eventos até o final de março

O Hotel Imirá Plaza, um dos equipamentos de referência do turismo de Natal e tradicional palco de grandes eventos e shows iniciará a ampliação de sua Arena de Eventos até o final de março. “Consultamos as empresas especializadas em eventos que trabalham conosco para realizarmos a ampliação e modernização de nossa Arena de Eventos e contratamos a construtora Plana Edificações que irá executar a obra, que terá início nos próximos dias”, informou Fernando Paiva, controlador do Hotel Imirá. A área de eventos do hotel irá dobrar a capacidade de público, passando a comportar até 20 mil pessoas.

Tradicionalmente a Arena de Eventos do Imirá Plaza recebe vários eventos de grande porte e de alcance nacional, como o Festival MADA e shows com nomes expressivos, como o cantor Roberto Carlos, entre outros. “Após a conclusão da ampliação da arena, iniciaremos a construção de um moderno centro de convenções para 1.000 pessoas, além de 14 bangalôs de alto luxo, com piscinas exclusivas”, encerrou Fernando Paiva.


Ótimo investimento!

terça-feira, 11 de março de 2008

Nailson Dantas

“O Centro de Convenções recebe eventos locais, nacionais e internacionais”

A respeito de informação veiculada na imprensa de que haveria um movimento para proibir a realização no Centro de Convenções de eventos que não estejam ligados ao turismo de negócios, o diretor executivo da Cooperativa para o Desenvolvimento da Atividade Hoteleira (Coohotur), Nailson Dantas, que administra o equipamento, revelou desconhecer o assunto. “O CCNatal é aberto tanto para grandes eventos nacionais e internacionais, quanto para eventos locais. Ele existe, também, para prestigiar a sociedade do Rio Grande do Norte nos seus mais diversos eventos, que inclui formaturas, festas e feiras”, informou. “É claro que o nosso principal foco são os grandes eventos de negócios, que atraiam turistas para cá. O nosso dia a dia é calcado nisso”, ressaltou.

“Em 2007 tivemos 241 dias de ocupação e em 2008 nossa meta é alcançar os 250 dias, aproveitando o período de baixa estação, que vai de Dezembro a janeiro, para realizarmos as manutenções preventivas, sem atrapalhar a captação dos mais variados eventos”, encerrou Dantas.

Parceria

A Coohotur e o Natal Convention Bureau, que agora funciona nas dependências do CCNatal estão empenhados em captar eventos para Natal. Tanto, que conjuntamente fizeram anúncios de caráter nacional em revistas especializadas em eventos. A união de forças entre a cooperativa e Convention Bureau está impulsionando o processo de captação de grandes eventos para Natal, alguns já em fase de conclusão. Atualmente, o Centro de Convenções de Natal já tem 85% da agenda de eventos reservada para o ano em curso, que inclui 11 grandes feiras de caráter nacional e internacional.

Empreendimento

Peres negociará lançamentos durante o VII Salão Imobiliário do RN
Vários empreendimentos imobiliários lançados recentemente estão sendo vendidos com extraordinárias condições, que inclui parcelamentos em longo prazo e sem juros

A Imobiliária Peres & Peres participa do VII Salão Imobiliário do Rio Grande do Norte, em estande de 36 metros quadrados, com vários lançamentos, que incluem o condomínio Portal Alto da Candelária, um empreendimento da Coophab e Construtora Certa, sem juros e destinado a classe média, com quatro torres, totalizando 296 apartamentos e o Condomínio Pau Brasil, entre outros, que são lotes de 1000 metros quadrados e o primeiro do Estado a possuir toda a sua rede elétrica de forma subterrânea, no município de São José do Mipibu, a apenas cinco minutos do Aeroporto Internacional Augusto Severo, numa área plana.

"Os clientes e visitantes do estande da Peres & Peres terão a oportunidade de conhecer toda a nossa empresa, dispondo de um atendimento especial, que uma característica de toda a nossa equipe", informou Roberto Peres. "Mas, não estaremos no salão apenas para vender os lançamentos recentes. Toda nossa carteira de negócios estará a disposição dos clientes", encerrou Peres.

Importância

O VII Salão Imobiliário do RN, que começa às 14h desta quarta-feira no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal é considerado o segundo maior do gênero em todo o País, perdendo apenas para o de São Paulo. Os visitantes encontrarão um ambiente totalmente climatizado, com praça de alimentação, Internet sem fio, e auditório com ‘workshops’ sobre detalhes do segmento.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Pós-graduação

Senador Efraim Morais representou Garibaldi com palestra sobre as novas perspectivas do Senado

O Senador Efraim Morais (DEM-PB), Primeiro Secretário do Senado, substituiu o presidente Garibaldi Alves nessa sexta-feira (7), durante Aula Magna do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), em virtude do presidente do Senado ter tido compromissos inadiáveis de última hora. O senador paraibano falou sobre "As novas perspectivas do Senado Federal”, destacando a importância da contribuição do Senado para a democracia.

Na Aula Magna, fruto da parceria entre a Câmara Municipal do Natal por meio da Escola do Legislativo Miguel Arraes, e a Faculdade Câmara Cascudo/Estácio de Sá, também foi proferida palestra sobre “A democracia e às instituições políticas brasileiras”, pelo professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antônio Spinelli.

Esta é a primeira vez que uma Câmara Municipal no país, por meio da sua escola legislativa, oferece um curso de pós-graduação com o objetivo de criar um banco de gestores capacitados, não só para ocupar cargos de confiança, mas também para formar especialistas que possam contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população.

No evento, um convênio entre a CNM e a Faculdade Câmara Cascudo foi assinado, seguido de coquetel para os convidados. Entre os presentes na mesa, estavam o prefeito Carlos Eduardo, o vereador Dickson Nasser, o diretor-geral do Senado Agaciel Maia, e o reitor da FCC Fernando Anderle.

terça-feira, 4 de março de 2008

Turismo em conta

Viagens à América do Sul são as mais viáveis para potiguares
Argentina, Chile e Peru estão na lista dos destinos internacionais mais baratos e também mais procurados em Natal

Natalenses que amam viajar - mas que também gostam de gastar pouco dinheiro, fiquem atentos! Um dos operadores mais atuantes do turismo em Natal, Abdon Gosson, avisa que viajar para a Argentina é hoje o destino mais barato para quem quer sair do país. Não só em termos de valor do pacote de viagem, que é em torno de $1.100, mas também em termos relativos ao custo de vida do país, que é consideravelmente baixo em relação ao da nossa cidade.

Para se ter uma noção, um jantar em um restaurante sofisticado na Argentina, com direito a entrada, prato principal e sobremesa, além da bebida, sai em torno de R$70 para duas pessoas, ou seja, R$35 para cada. Nada mal...

A Argentina está na lista dos destinos mais procurados pelos viajantes potiguares junto ao Chile e Peru, outras duas opções de países da América do Sul que saem muito em conta para os bolsos de quem sabe fazer economia, e que não deixa de lado a oportunidade de fazer grandes viagens.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Novas experiências

Programas de intercâmbio levam cada vez mais jovens ao exterior

Antes um privilégio de poucos, o intercâmbio tem se tornado uma realidade mais próxima para aqueles que decidem dedicar parte da sua vida a experiências novas. Todos os anos, cerca de 50 mil jovens brasileiros, na faixa de 16 a 30 anos, buscam carimbar o passaporte e descobrir os prazeres e os desafios de se abrir para um mundo novo.

Em Natal, a demanda por intercâmbios culturais cresceu significativamente em 2008, de acordo com informações da agência de turismo Arituba. Para Abdon Gosson, empresário e dirigente dessa empresa, a maior procura decorreu não só do barateamento dos cursos no exterior motivado pelo câmbio do dólar mais baixo e estável, mas também pelo fato de as pessoas terem hoje uma melhor concepção da importância de se fazer um curso fora do país, que além de proporcionar um diferencial para o currículo do estudante que viaja, também é um adicional para sua vida pessoal.

Entre os destinos mais procurados pelos natalenses, os países de língua inglesa estão no topo, tendo o Canadá em primeiro lugar, seguido pelos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Espanha.

Polyana Caldas, de 18 anos, é um exemplo de jovem que decidiu desvendar a cultura estrangeira. Em 2007, preparou as malas e foi direto para o México, onde passou um ano aprendendo o espanhol. “Foi uma experiência inesquecível para mim. Apesar de algumas pessoas preferirem os Estados Unidos e a Europa, eu fui para o México e me apaixonei. Os costumes, as comidas, as músicas, tudo me conquistou. Eu pude ver como um país latino pode ser surpreendentemente diferente do Brasil”, conta.

Segundo a psicóloga Dina Dantas, a expectativa dos pais que apóiam e incentivam seus filhos ao intercâmbio é de que possam aprender com a experiência de estarem sós sem sua proteção, lidando com a própria liberdade e sabendo fazer suas escolhas com responsabilidade. Marlúcia Caldas, mãe de Polyana, confessa que sentiu receio ao ver sua filha ir morar longe com outra família, mas se convenceu de que isso lhe garantiria certa maturidade para lidar com as mais diversas situações.

Isso mostra que os intercambistas, ao voltarem à sua terra de origem, trazem na bagagem muito mais do que levaram, que é o conhecimento e a experiência de vida, além da fluência em um idioma estrangeiro e a capacidade de encarar a realidade sob vários pontos de vista.

sábado, 1 de março de 2008

Finalmente

RN terá refinaria de petróleo

O Rio Grande do Norte começa o mês de março com uma novidade digna de ser comemorada - ficou decidido que o estado terá, em breve, uma refinaria de petróleo. A decisão foi tomada durante reunião na sede da Petrobrás no Rio de Janeiro, pelo presidente da empresa, Sérgio Gabrielli, e repassada à governadora Wilma de Faria, nessa última sexta-feira (29).

"São notícias muito importantes para o estado. Desde que assumi o governo, lutei para que a Petrobrás anunciasse investimentos como esses no RN", declarou Wilma.

O Pólo de Guamaré, que será transformado em refinaria, terá sua estrutura ampliada juntamente com a quantidade de volume de produtos, tornando-se a 12ª refinaria da Petrobrás.

Ainda não se tem uma data definida para o início do seu funcionamento, mas tudo indica que em maio será anunciado o dia em que ela começará a operar.

Dizem que a decisão tomada por Gabrielli levou em consideração os aspectos técnicos que estavam sendo feitos há algum tempo.

Bom reflexo do trabalho!